Home Blog de Makes Twitter Facebook Loja Matéria do Dia Contato

Dicas de como conseguir um emprego melhor

Para facilitar o seu sucesso em uma entrevista de trabalho, abaixo há uma lista de questões que geralmente são usadas em entrevistas de emprego, mas lembre-se que  as entrevistas de emprego variam conforme a posição, função e acima de tudo é importante que o candidato seja sincero e honesto nas respostas.



Perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego:

1) Fale um pouco sobre você.
Esta é uma pergunta muito usada em quase todas as entrevistas de emprego. Antes de responder tente obter mais especificações da parte do entrevistador, uma vez que esta pergunta pode abranger vários assuntos (os seus interesses, a sua carreira profissional entre outros). A resposta deve ser breve, curta, direta e deve valorizar o seu perfil.

2) Quais as suas principais qualidades e piores defeitos?
Procure enunciar qualidades que definem um bom profissional, como por exemplo, responsabilidade; criatividade; persistência; iniciativa; empenho; dedicação e etc. Quanto aos defeitos procure um que possa ser considerado também como uma qualidade. Por exemplo: persistente demais, muito autocritico.

3) Como reage em uma situação de conflito?
A melhor forma de responder a esta questão é descrever um exemplo particular. 

4) Fale de você em 3 palavras.
Refira as características que mais valorizam a sua personalidade. Exemplo: responsável, pontual, ativo, honesto, inovador, sincero, trabalhador, eficiente e etc..

5) Fale de suas experiências profissionais.
Responda concretamente, referindo todas as suas experiências profissionais e dando mais importância às que mais valorizam o seu currículo profissional. 

6) Qual é a sua avaliação da sua última ou atual experiência profissional?
Mesmo que tenha sido uma má experiência nunca critique ou diga mal da empresa ou dos colegas da mesma. Procure citar os aspectos mais positivos, como por exemplo: o bom ambiente de trabalho, o companheirismo entre os colegas, boas condições de trabalho, entre outras.

7)  Porque esteve sem trabalhar neste intervalo de tempo?
Se teve dificuldade em encontrar emprego pode citar que as ofertas não estavam relacionadas com a sua área.

8) Quais as razões pelo qual eu o deveria contratar.
Cite as características da sua personalidade e os seus pontos fortes que podem ser importante para a empresa.

9) Quais as funções que desenvolveu durante o seu estágio?
Deve referir de forma clara as funções desenvolvidas, valorizando as funções que se encontram relacionadas com o cargo em questão.

10) Como obteve o estágio ou o último emprego?
Procure destacar a forma de como conseguiu o estágio/emprego. Iniciativa própria - deve referi-la e mostrar o seu empenho na procura de uma empresa para fazer o estágio. Exemplo: Através da universidade - mostre a importância que a instituição teve para o inicio do seu desenvolvimento profissional e pessoal; Através de pessoas conhecidas - refira a importância dos contatos na vida profissional.

11) Considere uma escova de dentes. Convença-me a comprá-la.
Em primeiro lugar identifique o produto e refira as suas características e funções. Mostre as vantagens a nível de preço e qualidade em relação aos produtos da concorrência. Finalize a resposta da melhor forma para que o “cliente” adquira o produto. 

12) Qual a decisão mais difícil que tomou até hoje?
A finalidade desta questão é fazer com que o candidato identifique uma situação problemática no passado, e verificar se ele teve a capacidade de analisar as opções e os resultados do problema e optar pela melhor solução.

13) Identifique um problema que enfrentou e descreva a sua solução.
Nunca tente negar não ter passado por este tipo de situação, uma vez que hoje em dia profissionalmente este é um fato inegável. Através deste tipo de questão o entrevistador procura avaliar a sua capacidade critica e de resposta na resolução de problemas. Inicie a sua resposta identificando um problema que tenha ocorrido no âmbito profissional, as suas causas, as soluções possíveis, os prós e contras de cada uma das soluções e por fim a solução escolhida.

14) Você se avalia como uma pessoa com capacidade de iniciativa e vontade de trabalhar?
Deve responder que sim. Para responder a esta pergunta pode recorrer a exemplos de experiências profissionais ou atividades curriculares (se não tiver qualquer experiência profissional).

15) O que procura em um emprego?
Exemplo: Desafios, crescimento profissional e pessoal, contribuição para o crescimento da empresa, participação em um projecto, etc. 

16) Você é capaz de trabalhar sobre pressão?
Não tente negar não ter passado por uma situação de stress no trabalho, uma vez que esta é uma realidade frequente no mundo profissional. Procure mostrar que consegue manter a calma e que consegue ultrapassar dificuldades. Para responder a esta pergunta, pode recorrer a um exemplo de situações vividas em trabalho ou atividades escolares (se não tiver qualquer experiência profissional) em que tenha reagido bem à pressão. (exemplo : Ter que trabalhar noite e dia para entregar um relatório no emprego anterior).

17) O que o levou a enviar o seu curriculum a esta empresa?
Nesta questão convém mostrar os seus conhecimentos sobre a empresa, pode falar sobre atividade da mesma e a importância dela no mercado de trabalho. Pode também referir que tem as características adequadas ao perfil da função e pode referir os conhecimentos acadêmicos que possui relacionados com a função a desempenhar. 

18) Quais os seus principais objetivos pessoais para os próximos 5 anos.
Nesta pergunta refira de que maneira pode contribuir para o crescimento e desenvolvimento da empresa, que procura aprender mais e crescer profissional e atuar como membro de uma equipe.

19) Porque que esta função lhe interessa?
Demonstre ser o candidato adequado à função expondo os conhecimentos e competências que possui em relação à função. 

20) Qual a remuneração pretendida?
Deixe o entrevistador mencionar primeiro a quantia. Se o mesmo insistir para que mencione um valor, refira um valor praticável no mercado de trabalho.

21) Gostaria de colocar alguma questão?
Deve realizar algumas perguntas de forma que  mostre interesse pela função ou pela empresa. Se ficou com alguma dúvida durante a entrevista pode pedir o esclarecimento da mesma.

Vestuário indicado para uma entrevista de emprego

Nem sempre é fácil conseguir obter a posição de trabalho desejado, para tal é necessário ter em conta todos os fatores que possam contribuir para o objetivo pretendido.

A forma de como se apresenta numa entrevista de emprego pode ser mesmo um dos fatores determinante para a sua contratação. Na maioria das entrevistas, cerca de metade da análise realizada pelo entrevistador é fundada na aparência, uma vez que antes de iniciar uma conversa com o entrevistador, já está comunicando através da maneira de como está vestido.

Dicas de vestuário (clique nas imagens para aumentar):





    Estar bem vestido não significa gastar muito dinheiro e dar nas vistas, mas sim vestir com bom gosto, simplicidade e elegância.

    Postura Corporal

    Em uma entrevista de emprego o entrevistador tem em conta vários fatores determinantes para a contratação ou não do entrevistado. Embora ainda poucas pessoas tenham consciência, a postura corporal pode mesmo ser uma das chaves para uma entrevista de sucesso. Através da forma de como movimenta o seu corpo (os braços, as mãos, o pescoço, entre outros) torna possível ao entrevistador conseguir ter bastante informação sobre você.

    Aprenda a controlar a sua postura corporal, segue abaixo oito dicas de postura corporal:
    • Deve ser o entrevistador a iniciar o ato de cumprimentar. No campo profissional  sgeralemnte é usado um aperto de mão firme, de forma a transmitir segurança.
    • Aguarde a indicação ou o “convite” do entrevistador para se sentar.
    • Ao entrar no local da entrevista e durante a mesma, deve apresenta-se de cabeça erguida e ombros ligeiramente chegados para trás. È essencial apresentar um postura descontraída.
    • Deve manter o seu corpo direito, contudo é necessário ter algum cuidado para não transmitir que está demasiado rígido. Para tal deve realizar pequenos movimentos com o corpo.
    • Quanto ás pernas e pés, procure não as balançar uma vez que estes gestos podem ser interpretados como um sinal de insegurança, agitação ou até mesmo de aborrecimento. A melhor forma é manter os pés no chão.
    • Realizar gestos com as mão reforça a linguagem verbal, contudo é necessário ter a noção que gestos em exagero transmitem a sensação de nervosismo e insegurança.
    • Mexer no cabelo ou “brincar” com um objeto que tenha em mão está fora de questão. Procure manter as mãos tranquilas em cima dos joelhos de forma que transpareça serenidade e tranquilidade.
    • È fundamental sustentar um contato visual com o entrevistador. No caso de ter mais do que um entrevistador deve procurar distribuir o olhar de igual forma. Procure responder ás perguntas do entrevistador olhando-o nos olhos.

    Carta de apresentação

    A carta de apresentação é enviada junto com o curriculum vitae e tem como principal objetivo cativar atenção do entrevistador, de forma que leiam o seu CV.

    A carta de apresentação divide-se em dois tipos : carta de resposta a um anúncio especifico e carta de candidatura espontânea.

    Dicas para a elaboração de uma carta de apresentação:
    • Em primeiro lugar deve ser dirigida à pessoa certa, caso não consiga saber o nome da pessoa deve ser remetida ao Departamento de Recursos Humanos;
    • Deve fazer referência ao assunto;
    • Deve iniciar o texto com uma boa frase, original e que mostre o seu interesse. Procure fugir das frases tipo, tal como, “Venho por este meio..”;
    • Não use expressões precisas, como por exemplo: “talvez”/”acho”;
    • Deve anunciar o motivo da sua candidatura;
    • Deve ser breve e curta.;
    • Caso não tenha experiência profissional não o deve referir;
    • Não deve referir o salário que pretende;
    • Deve ir assinada.

    Sites de Emprego:

    Adoos Brazil
    O adoosbrasil.com é um site de classificados de emprego grátis. As empresas têm a oportunidade de colocarem os seus anúncios dando a possibilidade aos candidatos de pesquisarem as últimas vagas do mercado de trabalho.

    Balcão de Empregos
    O site Balcão de Empregos anuncia as melhores vagas, oportunidades de emprego e estágios para candidatos, usando métodos e ferramentas para uma maior rapidez e eficiência do processo.

    Banco Nacional de Empregos
    O site bne.com.br é um banco nacional de empregos onde empresas poderão pesquisar entre cerca de 3.000.000 currículos e onde profissionais poderão colocar o seu currículo e pesquisar as uútimas vagas do mercado de trabalho.

    Careerjet
    O Careerjet é um portal de busca de empregos com uma vasta seleção de ofertas de emprego originadas por páginas de emprego, agências e sites especializados na matéria.

    Catho
    É um site de classificados de currículos e empregos onde tanto profissionais como empresas poderão pesquisar o que pretendem de entre milhares de ofertas. Este Site oferece também uma série de serviços exclusivos a quem estiver cadastrado.

    Click Emprego
    O Click emprego dá a possibilidade aos candidatos de se registarem, colocando o seu currículo à disposição na banco de dados, podendo assim também receberem notícias e alertas sobre as vagas que possam encaixar ao seu perfil.

    Curriculum
    O curriculum.com.br é um óptimo site com mais de 270 mil vagas em todo o país para quem procura um novo emprego no mercado de trabalho ou se deseja procurar um novo desafio profissional.

    Curriex
    O Curriex é um site diariamente actualizado com vagas e informações sobre colocações no mercado de trabalho. É uma ferramenta que optimiza os resultados que alem de fornecer informações que poderão ajudar a desenvolver a carreira de profissionais e universitários.

    Deficiente Online
    O site deficienteonline.com é um portal exclusivo para profissionais com deficiência, dando assim a possibilidade de se cadastrarem e assim poderem procurar um emprego específico que seja compatível com o que procura.

    EmpregoNaWeb
    O EmpregoNaWeb.com é um portal onde profissionais e empresas se poderão registar gratuitamente. Basta apenas se registar para inserir a informação desejada.

    Empregos.com.br
    É um portal de classificados de empregos e carreiras do Brasil com cerca de 1250000 currículos de profissionais, 80000 empresas registadas e 120000 vagas de emprego disponíveis para pesquisa.

    Empregos.net
    O site empregos.net tem como objectivo exercer um serviço de qualidade que possa unir candidatos a emprego e empresas facilitando assim o intercâmbio entre as entidades.

    Emprego Certo
    O site Emprego Certo tem à disposição cerca de 170.000 vagas de emprego publicitadas nas mais variadas áreas de emprego. O profissional poderá cadastrar o seu curriculum para que empresas interessadas possam assim pesquisar o profissional com o perfil indicado.

    Emprego Comunidades
    O portal emprego.comunidades.pt oferece aos profissionais a hipótese de colocar o seu currículo online numa base de dados para pesquisa de empresas. Apresenta também as últimas ofertas de trabalho podendo pesquisar por países e estados.

    Emprego & CIA
    O portal Emprego & CIA apresenta ser uma solução para quem se quer candidatar a um emprego ou para quem quer recrutar candidatos. Poderá encontrar também produtos e serviços para facilitar e melhorar a procura de uma forma rápida, dinâmica e eficiente.

    G1
    O site g1.globo.com é um site onde pode encontrar as últimas notícias sobre o mercado de trabalho, vagas de emprego e concursos, informações, dicas e direitos de trabalhador.

    Infojobs
    Classificado de empregos online onde empresas podem publicitar as suas vagas de emprego e onde profissionais podem colocar os seus currículos online havendo assim um intercambio de informação útil a ambos.

    Infojobs Empregos -  www.infojobs.com.br

    Infojobs oferece TODOS os serviços aos candidatos GRATUITAMENTE, entre eles: Busca de Vagas;  Cadastro de CVs;  Candidatura.


    Jornal do Emprego
    O Jornal do Emprego é um site que o poderá ajudar a encontrar o emprego que procura, oferecendo para isso mais de 100 mil ofertas de trabalho e estágios. Poderá encontrar também as últimas vagas de emprego.

    Manager Online
    O Manager Online é um dos maiores sites de recursos humanos do Brasil. É uma porta para os profissionais se cadastrarem e inserirem o seu curriculum para que possa ser avaliado por milhares de empresas.

    Minha Notícia
    O site Minha Notícia apresenta as últimas notícias sobre emprego e carreira do Brasil, informando assim os candidatos de vagas, estágios, encontros, direitos e deveres de trabalhador.

    Sine
    O portal Sine é um motor de busca de vagas de emprego onde o profissional poderá pesquisar as últimas vagas e inserir o seu currículo de emprego na base de dados, podendo assim as empresas pesquisar o trabalhador desejado.

    Trovit
    O Trovit é um site de classificados onde poderá procurar o emprego que encaixará no seu perfil de entre 320 mil ofertas de emprego encontradas neste site. Conta também com uma lista de empresas onde poderá buscar informações necessárias.

    Universia Emprego
    O site universiaemprego.com.br oferece uma vasta lista de vagas distribuídas pelos vários estados como também estágios para quem estiver há procura. Poderá também cadastrar o seu currículo.

    Vagas
    O site Vagas é um dos maiores sites de carreira do Brasil com mais de 32 milhões de currículos gerando uma visitação de cerca de 265 mil pessoas.

    Vivastreet
    O site vivastreet.com.br é um portal de classificados que oferece ao candidato a possibilidade de se cadastrar gratuitamente como também a possibilidade de as empresas colocarem os seus anúncios gratuitamente.

    ZAP
    Este site oferece ao profissional as últimas vagas do mercado de trabalho. Poderá também encontrar informações importantes e algumas dicas para fortalecer a sua pesquisa.

    Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no LinkedinStumble ItCompartilhar no Google Buzz Compartilhar no OrkutMais...
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...