Home Blog de Makes Twitter Facebook Loja Matéria do Dia

Tudo sobre os Autobronzeadores.




Bronzeada sem sol
Saiba como adquirir aquele bronzeado sem precisar ficar torrando debaixo do sol.

Você está louca para desfilar por aí exibindo aquele bronze bonito e sensual, mas não tem tempo para tomar sol? BOA FORMA tem a solução para o seu problema: testamos oito produtos e dois tratamentos feitos em clínicas que vão deixar você com o bronzeado do momento. Acompanhe e ganhe também um corpo dourado!

Como funcionam os novos bronzes artificiais?

O bronze falso veio para ficar. Ele é, definitivamente, uma forma rápida, prática e – melhor – saudável de exibir toda a sensualidade do verão mesmo sem ter tido tempo para tomar sol. Tem gente que usa o ano todo, outras mulheres lançam mão da estratégia para não desembarcar na praia com aquele branco-escritório e há ainda quem quer dar uma reforçada no moreno natural da pele.

Seja qual for a sua intenção, saiba que a cor conquistada com a ajuda dos cosméticos está cada vez mais distante daquele alaranjado que alguns produtos proporcionavam anos atrás. Novo princípio ativo no mercado? Nada disso: o DHA (diidroxiacetona) e a eritrulose continuam sendo os ingredientes do bronze sem sol. “Eles reagem com a queratina da pele, liberando proteínas de tom dourado, que garantem uma cor similar à do bronzeado”, explica Ligia Kogos, dermatologista de São Paulo. “A diferença dos produtos modernos está na formulação, que combina essas duas substâncias em diferentes concentrações a fim de deixar a cor próxima da natural”, diz Natália Rodrigues, farmacêutica do departamento técnico da Galena, distribuidora de ativos dermatológicos, em São Paulo.

Além disso, a aplicação correta faz toda a diferença, porque diminui o risco de manchar o corpo. “Quanto mais se conhece sobre a utilização de um cosmético, melhor é o resultado”, acredita Natália Rodrigues. De tanta experimentação, hoje, temos disponível uma gama de hidratantes de uso diário que garante um tom discreto em sete dias e de autobronzeadores para uma cor quase imediata. Isso sem falar dos tratamentos nas clínicas – o bronzeamento a jato, sucesso absoluto entre as brasileiras. BOA FORMA selecionou dez mulheres com diferentes tons de pele para testar oito produtos de até 30 reais mais dois tratamentos profissionais, feitos em clínica. Veja o que elas acharam de cada um deles.

Hidratantes de bronze gradual

A cor vem em até sete dias

- Eles hidratam ao mesmo tempo que dão um toque dourado ao corpo. Devem ser substituídos pelo seu creme de uso diário.

- Como contêm baixa concentração de substâncias bronzeadoras, a cor não aparece rápido – a maioria das marcas fala de quatro a sete dias para você exibir um bronze discreto.

- Pelo mesmo motivo, essa categoria tende a manchar menos – tanto a pele como a roupa – do que os autobronzeadores. Assim, são mais fáceis de usar, porque eventuais falhas da aplicação ficam menos evidentes.

- Mesmo com a promessa de não manchar a roupa, alguns dos produtos testados deixaram uma marquinha nas lingeries, como se fosse um borrão de base. Para evitar, use peças de cores mais escuras.

Sugestão BOA FORMA

Se você é novata no falso bronzeado, opte por hidratantes de bronze gradual. São muito mais fáceis de passar e não deixam a pele manchada caso você erre na aplicação. Também são boas pedidas para as branquinhas, que têm medo de ficar com um tom alaranjado demais, e para quem já tomou sol e quer prolongar a cor. Só uma desvantagem: precisa ter paciência, já que o resultado não aparece de um dia para o outro.

Natura Fotoequilíbrio Pós-Sol, Natura.
Ativos que garantem a cor: DHA e eritrulose.
Ativos que hidratam: aloe vera e vitamina E.
Quem testou: Bianca Senatore.

“Tinha tomado sol no fim de semana e usei o hidratante para prolongar o bronzeado. Não é que funcionou? Além da pele macia, ganhei, pouco a pouco, um dourado lindo, principalmente nas pernas, onde caprichei na aplicação. Não melou nem manchou a roupa. Várias pessoas fizeram comentários sobre a minha nova cor.”

Golden Plus Hidratante Bronzeador Suave Everyday Summer, O Boticário.
Ativos que garantem a cor: DHA e eritrulose.
Ativos que hidratam: fucogel e esqualano.
Quem testou: Juliana Zanon.

“Foi fácil de aplicar, mas tive que esperar uns 15 minutos antes de me vestir – mesmo assim, sujou um pouco o sutiã. A cor foi aparecer no terceiro dia e aumentou sutilmente até a sexta aplicação. Gostei do tom que a minha pele ganhou – não ficou amarelado nem marrom demais. Chegou bem perto do meu bronzeado natural.”

Dove Summer Tone.
Ativos que garantem a cor: DHA e eritrulose.
Ativos que hidratam: óleos hidratantes.
Quem testou: Ana Rumpel.

“Experimentei a versão para pele mais escura, compatível com o meu tom. Usei por seis dias e já no primeiro notei um brilho diferente – talvez pela hidratação. Com o tempo, fui ficando moreninha de forma bem sutil e natural. Não precisei esperar muito tempo até o produto ser absorvido – uns cinco minutos – e não percebi nenhum tipo de mancha na roupa. Adorei!”

Johnson’s Softglow Toque de Luminosidade, Johnson & Johnson.
Ativos que garantem a cor: DHA.
Ativos que hidratam: glicerina e óleos minerais.
Quem testou: Samanta Schwambach.

“Espalhou fácil, não deixou o corpo melado nem manchou a roupa. Com seis dias, meu corpo ficou mais escuro. Mas, apesar de ter usado a versão para pele clara, achei a cor um pouco amarelada. Geralmente, fico mais morena do que isso quando tomo sol... Mesmo assim, gostei para dar um fim naquele branco translúcido antes de ir à praia.”

O bronze a jato das clínicas

Aqui, o resultado é profissional – deixa até marquinha de biquíni

- A principal vantagem de fazer o bronzeamento numa clínica é que você tem ao seu dispor uma especialista que controla a aplicação. Ela consegue espalhar a solução bronzeadora de forma uniforme, sem deixar borrões. Também dosa a quantidade do produto de acordo com o tom que você deseja.

- Em algumas clínicas, o valor do tratamento já inclui uma esfoliação, o que também ajuda a deixar o resultado natural.

- No bronzeamento a jato feito com uma pistola de ar comprimido, testado pela Larissa, a solução é borrifada sobre o corpo como se fosse uma pintura de carro num processo que demora 30 minutos em média.

- Na cabine do Versa Spa, testada pela Tatieli, dois sprays inteligentes, que correm por um trilho (como um lava-rápido de carros), cobrem o corpo com uma névoa do produto em apenas 30 segundos. A diferença está principalmente no tempo de aplicação e no preço de cada tratamento – o da cabine custa mais caro.

- No dia da aplicação, não use roupas brancas ou justas para não manchá-las nem interferir na absorção do produto por igual.

- Como é preciso ficar cerca de oito horas sem tomar banho, vale fazer o bronzeamento pela manhã (desde que você não use roupas apertadas para trabalhar). Se preferir à noite, lembre-se de arrumar a cama com lençóis que podem, eventualmente, ser manchados.

Sugestão BOA FORMA

Para prolongar a tonalidade, evite banho demorado, água quente, sabonete forte e esfoliante. Se quiser, lance mão do autobronzeador uma vez por semana como forma de manutenção, especialmente no dorso das mãos e dos pés, na região das axilas e atrás dos joelhos, que perdem a cor com facilidade. Ou use o hidratante bronzeador no corpo todo.

Versa Spa, da Magic Tan, em São Paulo.
Ativos que garantem a cor: DHA e eritrulose.
Ativos que hidratam: extratos vegetais, vitamina E e aloe vera.
Promessa de duração: Sete dias.
Quem testou: Tatieli Fabbro.

“Como sou branca-transparente, estava com um pouco de receio do resultado. Mas não é que fiquei douradinha pela primeira vez na vida? Sempre saio ardida e vermelha depois de tomar sol... A aplicação na cabine durou apenas 30 segundos e esperei só um minuto para vestir a roupa. As peças que ficaram em contato com o corpo sujaram um pouco e, até o momento de tomar banho, cerca de oito horas depois, a textura e o cheiro do produto incomodaram. No entanto, no dia seguinte, curti meu bronze novo numa boa.”

Total Bronze, da Clínica Lanaai, em São Paulo.
Ativos que garantem a cor: DHA e eritrulose.
Ativos que hidratam: extrato de cacau, óleo de urucum e de buriti, aloe vera e vitamina E.
Promessa de duração: de cinco a sete dias.
Quem testou: Larissa Lazzaretti.

“Tenho a pele morena, mas estava sem tomar sol há algum tempo. A aplicação, feita com uma pistola de ar comprimido, durou cerca de 25 minutos e tive que bancar a estátua, de braços e pernas abertas sem dobrar o corpo, para o resultado sair uniforme. Depois, esperei mais alguns minutos para vestir a roupa. A solução que foi borrifada tem um cheiro de chocolate e deixou a pele macia. Banho? Só depois de oito horas, mas não pode passar demais desse tempo para a pele não ressecar. Amei o tom, parece que fui à praia. Vou abusar das roupas brancas para realçar a minha cor de verão!”

Autobronzeadores

Eles garantem efeito de um dia para o outro

- Contam com maior concentração dos ativos que bronzeiam e a cor aparece em cerca de quatro horas.

- Não devem ser usados diariamente – uma aplicação a cada três dias é o suficiente para manter a cor.

- Dois dias antes de usar o produto, remova as células mortas da pele com uma esfoliação. Isso garante um resultado homogêneo.

- Nos joelhos, tornozelos e cotovelos, passe apenas o resíduo de produto que restou na mão. Por ter mais queratina, essas áreas tendem a escurecer.

- Não se esqueça de passar um pouco do produto nos dedos, no dorso das mãos e dos pés.

- No rótulo, recomenda-se lavar as mãos após o uso. Mas, em vez disso, limpe a palma das mãos com um pano úmido para não remover o cosmético do dorso delas.

- No dia da aplicação, vale evitar lingerie e roupa branca, porque a maioria dos autobronzeadores acabam manchando, sim, as peças que ficam em contato com o corpo. Opte também por modelos mais folgados.
-->

- Se o resultado ficar pouco homogêneo, não conserte passando o cosmético apenas em determinadas partes. O correto é esperar a cor desaparecer (capriche na esfoliação para acelerar o processo) e repassar o produto no corpo todo.

Sugestão BOA FORMA

O autobronzeador é indicado para quem tem pressa e deseja uma cor mais intensa do que a proporcionada pelos hidratantes que garantem um bronze gradual. Mas não é fácil passar o produto. Por isso, convoque a mãe, a irmã ou a amiga para ajudar na tarefa. Você vai precisar, literalmente, de uma mão para espalhar o cosmético nas costas e na parte de trás do corpo. Também nunca deixe a aplicação para um dia antes de uma festa ou de vestir o biquíni. Sem muita experiência, o resultado pode não ficar perfeito na primeira vez. Com treino, o bronze falso fica cada vez melhor.

Cheiro de quê? Quem usa ou já usou sabe: autobronzeador deixa a pele com um cheiro esquisito. Você pode pensar que se trata do odor da substância ativa, no caso o DHA ou a eritrulose. “Na verdade, é o cheiro da proteína que resulta da reação do produto com a queratina da pele”, esclarece Ligia Kogos. Portanto, a maioria dos cosméticos, alguns mais e outros menos, dependendo da concentração dos ativos, vai gerar esse perfume peculiar. “Mas não se preocupe: depois do banho, ele tende a sumir”, avisa Ligia

Sundown Gold, Johnson & Johnson (100 g)
Ativo que garante a cor: DHA.
Ativo que hidrata: glicerina.
Quem testou: Wanessa Cannonieri.

“Espalhou bem. Esperei dez minutos para me vestir e fui dormir. Não manchou o lençol, só a calcinha. No dia seguinte, fiquei surpresa com o resultado: parecia que tinha ido à praia e tomado sol de topless. A minha marquinha de biquíni tinha quase desaparecido e ganhei um bronze natural. Fui muito cuidadosa na aplicação e acho que foi isso que garantiu o sucesso do resultado.”

Loção Autobronzeadora Sol de Verão, Davene (120 ml).
Ativos que garantem a cor: DHA e eritrulose.
Ativos que hidratam: óleo de cenoura vitamina E.
Quem testou: Patrícia Kauzicz.

“Espalhou fácil e não melou, mas manchou algumas partes do corpo. Por exemplo: reduzi a quantidade do produto nos joelhos e eles ficaram mais brancos do que o resto. Não sei se isso aconteceu porque sou clara demais ou se não soube aplicar da forma correta. De qualquer modo, gostei do tom. Fico supervermelha quando tomo sol e, com o produto, consegui um bronzeado.”

Nivea Sun Touch Loção Autobronzeadora, Nivea (125 ml).
Ativo que garante a cor: DHA.
Ativos que hidratam: vitamina E e agentes emolientes.
Promessa de duração: de cinco a sete dias.
Quem testou: Leticia Amorim.

“Achei fácil de espalhar, mas o creme demorou para secar e, enquanto isso, a pele ficou um pouco melada. Também não gostei muito do cheiro. Já o tom combinou comigo. Sou do tipo morena-pálida e fiquei douradinha! Só um problema: logo depois da aplicação, lavei as mãos conforme indica a embalagem e a cor não pegou nelas!”

Loção Autobronzeadora Avon Sun (125 ml).
Preço da sessão: 70 reais..
Ativo que garante a cor: DHA.
Ativos que hidratam: glicerina, esqualano e pantenol.
Quem testou: Paula Bernstorff.

“A textura é gostosa, não mela e foi fácil espalhar de forma uniforme. Mas, só me senti segura para vestir a roupa, sem estragar o resultado nem manchar a lingerie, depois de 15 minutos. O corpo ganhou um tom castanho, mas esperava mais. Achei que ia ficar supermorena! Mas, de forma geral, deu para vestir uma saia sem vergonha das pernas brancas.”

Fonte: Boa forma

4 comentários:

  1. Eu uso o Gel Autobronzeador da Avon e adoro de paixão. Ele é absorvido super rápido, não mancha roupa nem lençol, e tem um cheirinho bem suave. Ao contrário da moça que testou, eu achei que fez muita diferença já na primeira aplicação. E é ótimo ara disfarçar a celulite, veias azuladas e até depilação vencida a pouco tempo. Eu recomendo

    ResponderExcluir
  2. Trabalho com o aloe sunless tanning lotion.
    http://www.foreverliving.pt/public/ficheiros/aloe-sunless-tanning-lotion.pdf
    claudio@harmonianatureza.com.br

    ResponderExcluir
  3. Uma pergunta...quem faz tratamento para estrias pode passar esses produtos?

    ResponderExcluir
  4. pode fazer depilaçao no outro dia apesar que nao fiquei c/ o bronzeado esperado so na palma das maos.Por nao ter feito o procedimento correto

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar