Home Blog de Makes Twitter Facebook Loja Matéria do Dia

Dicas de viagem e férias

Confira abaixo as dicas de viagem de final de semana e viagem para o exterior.

Muitas pessoas criam um habito de viajar nos fins de semana para poder relaxar ou até para conhecer um pouco melhor ou outros lugares. 
Para tirar proveito de uma boa viagem de fim de semana, exige-se praticidade e facilidade de locomoção e movimento e inexistência da necessidade de muitos objetos pessoais, isto significa que não é preciso levar uma mala enorme, aquelas de viagem que se costuma utilizar quando viaja para o exterior, mas sim uma bolsa de viagem, de preferência leve e de transporte prático, como aquelas de rodinhas. Além disso, evita o exagero de objetos que só servem pra ocupar espaço dentro da malas ou bolsa de viagem e faz com que você apenas leve o necessário, assim com o tempo você também perceberá que fazer as malas não é um bicho de sete cabeças, e chata de fazer. 

Abaixo 3 dicas antes de começar sua viagem:
  • Orçamento de quanto pretender gastar.
  • O destino da viagem e a forma de transporte (ônibus, carro ou avião)
  • Verifique o clima do local e onde vai ficar (hotel, albergue, camping; praia ou campo) 

Vamos agora verificar o que você deve levar na viagem, abaixo alguns exemplos: 

Vamos supor que você vai viajar para a praia, com muito sol, em um final de semana. Uma dica para evitar desconforto durante a viagem, se você for viajar de ônibus ou mesmo se você for dirigindo, vá vestido com jeans, camiseta e tênis, pois evita o desconforto dos bichos picando as pernas, como borrachudos e etc. Agora o que deve levar na sua mala/bolsa/mochila de viagem, para mulheres: 1 vestido solto, 2 blusinhas ou 2 camisetas leves, 2 tops, 2 shorts, 2 biquínis, 2 calcinhas, 2 soutien, 1 camisola fina e 1 casaquinho leve (dependendo do local à noite as temperaturas costumam baixar) e uma sandália de dedos e uma sandália de preferência com plataforma (cansa menos se pretende passear à noite) evite usar sandálias de saltos finos. Além disso, leve um nécessaire com produtos de higiene e de beleza mínimos: escova e pasta de dentes  (prefira escova de dente própria para viagem e pasta de dente pequena); desodorante e escova ou pente de cabelo (prefira desodorante roll-on e pente ou escova de tamanho pequeno); se for levar secador ou chapinha prefira os de tamanho pequeno; sabonete, creme ou loção hidratante para o corpo, shampoo, condicionador e creme para pentear (prefira levar esses produtos em embalagem portáteis (tipo kits de viagem) do que levá-los nas embalagens originais); repelentes e bronzeadores (leve os fáceis de aplicar como os em spray). 

Para os homens: 3 camisetas, 2 permudões, 1 calça jeas, 1 tênis, 1 sandália de dedos tipo havaianas, 2 cuecas, um shorts para dormir. Além disso, leve um nécessaire com produtos de higiene e de beleza mínimos: escova de dentes e a pasta (prefira escova de dente própria para viagem e pasta de dente pequena); desodorante e escova ou pente de cabelo (prefira desodorante roll-on e pente ou escova tamanho pequeno); se for levar secador prefira de tamanho pequeno; sabonete, shampoo e condicionador (prefira levar esses produtos em embalagem portáteis do que levar nas embalagens originais); repelentes e  bronzeadores (leve os fáceis de aplicar como os em spray). Finalmente, não se esqueça de levar os documentos (cartões e algum dinheiro), um antigripal, um analgésico e um antiácido que podem ajudar para alguma emergência inesperada. 


Ah, também não esqueça dos óculos de sol, boné ou chapéu e canga, e apenas leve o guarda sol e a cadeira de praia caso não forneçam no local (veja isso na hora de reservar a pousada, hotel ou até mesmo há praias (Quiosques) que fornecem esses itens quando consumir nos Quiosques).

Este exemplo acima é para um fim de semana na praia e  também serve para o campo. Se for para um fim de semana prolongado de feriado de 4 dias ou mais, acrescente mais uma peça para cada peça que citei conforme os eventos locais da viagem (barzinhos noturnos, passeios em calçadões, festas, idas ao shopping local etc). Evite bagagem desnecessária!

Observações importantes:
Se estiver na praia evite deixar garrafas pets jogadas na praia, leve um saquinho e coloque-as dentro junto com restos de comida como espigas de milho, palitos de sorvete, e jogue o saquinho dentro do latão apropriado espalhado pela praia ou calçadão. Se você tem filhos, eduque-os a fazerem o mesmo, o meio ambiente agradece!

Viagens para o Exterior

Agora algumas dicas para você que vai viajar de férias para o exterior. Não é necessário  contatar uma agência de viagens, é possível programar suas viagens para o exterior através da internet e com tudo o que há de melhor e visitar lugares que poucos  turistas têm oportunidade de conhecer .

Comece escolhendo o país que mais lhe agrada. Pesquise. Dedique algum tempo a esta etapa, pois só assim vai conseguir encontrar os recantos mais paradisíacos do local. Se o país lhe parece merecedor de uns dias de férias, trate de procurar a passagem aérea que mais lhe convém: verifique a data e a hora, lembre-se que em dias de semana as passagens aéreas são mais baratas que em fins de semana e lembre-se de consultar as empresas que oferecem passagens de baixo custo, as chamadas low cost que apresentam quase sempre vantagens. Reserve sempre as viagens de ída e volta. Se vai fazer um tour por um país, pode ser vantajoso ficar em uma cidade e se descolar para outra. Desta forma, poupa tempo de retorno ao ponto de partida.

Depois desta importante decisão planeje da melhor forma os dias de férias. Arranje um mapa ou um guia turístico em livro dos melhores lugares do país ou dos locais que pretende viajar, como hotéis, restaurantes, museus etc., marque os locais que quer visitar e trace uma rota. Veja se na sua rota é necessário ir de carro ou de ônibus e verifique a condição  mais barata e prática de deslocamento, e se for possível alugar um carro, há diversas opções e preços tentadores. Além disso, é possível alugar um carro pela internet, principalmente se fizer com algumas semanas de antecedência, encontrará preços muito bons e ainda evitará o desconforto de andar de transportes públicos. Faça as contas, pondere bem e lembre-se sempre de contar com o número de pessoas que vão usufruir do carro, concluindo se é mais vantajoso ou não.

Por fim, se você não é do tipo de fazer viagem de aventura, reserve os hotéis onde passar cada noite. Mais uma vez, conseguirá fazer tudo pela internet. Uma vez tudo reservado, saberá exatamente quanto lhe custará a viagem, exceto gastos diários com alimentação e visitas a museus e etc.

Segue abaixo links para passagens, hotéis e etc, tudo pela internet para você poder programar sua viagem de férias na frente do seu computador:
...
Acomodações pelo mundo 
Aluguel de carros 
 Kits de Viagens
 
Observações importantes:
Lembre-se, que antes de tudo verifique sua documentação e se os países que pretende viajar exigem visto ou vacinas, para isso acesse os consulados dos mesmos. Verifique também sobre o que pode levar na bagagem de mão como líquidos, objetos pontudos e etc, e o peso certo das bagagens. Procure regulamentar a documentação com bastante antecedência para evitar constrangimento nos aeroportos.

4 comentários:

  1. Viajei no Carnaval para o interior de São Paulo e, como sempre, levei muito mais coisas do que o necessário. Preciso parar de carregar tanta coisa pra cima e pra baixo.
    Adorei o post. Que bom que você voltou :-)
    Grande Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Ola Marcia td bem

    postei um selinho dedicado a vc... da uma olhadinha

    http://lekabiscuits.blogspot.com/

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, queria te convidar a dar uma passadinha no meu blog, e se quiser aproveitar para participar dos sorteios...
    www.makebylisa.com
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de convidar todos a Visitar a Boutique da
    MAC na loja do Saks Fifth Avenue no Florida Mall quando estiver visitando Orlando, Florida.

    Nos damos 10% de disconto tambem nas suas compras de Maquiagem quando voce apresenta o seu passaporte e aplica para o cartao da loja.

    Voce pode se comunicar comigo diretamente pelo email Fabiana_Dantas@s5a.com ou visite o minha pagina no facebook.

    Obrigado, e espero te ver aqui nas suas compras de Maquiagem da MAC

    beijos,

    Fabiana Dantas
    Maquiadora profesional
    emailfabiana@hotmail.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar